Jornal Correio Braziliense

Mundo

Autoridades do Mali recebe 2 bilhões de euros para reconstrução do país

O dinheiro será doado por várias nações e instituições. O objetivo é ajudar o processo de reconstrução do país, atingido pelos impactos causados por conflitos armados

As autoridades do Mali (África), cujo governo tenta vencer grupos extremistas que dominam parte do país, receberão cerca de 2 bilhões de euros de várias nações e instituições. O objetivo é ajudar o processo de reconstrução do país, atingido pelos impactos causados por conflitos armados nos últimos meses.

[SAIBAMAIS]O ministro dos Negócios Estrangeiros da França (o equivalente ao de Relações Exteriores), Laurent Fabius, disse que as doações serão ;substanciais;. ;Trata-se [de uma ação para] ajudar os malianos a construir um novo Mali. É preciso agir em busca da segurança, da democracia e do desenvolvimento;, acrescentou.



Os líderes internacionais e representantes de instituições financeiras estão reunidos em Bruxelas (Bélgica), em busca de assegurar a doação de 1,96 bilhão de euros, que corresponde a 45% do Plano para o Relançamento Mali, apresentado pelas autoridades do país para o período de 2013 a 2014.

A União Europeia anunciou que vai repassar 520 milhões de euros. O governo da França se prepara para anunciar a doação de 280 milhões de euros. O diretor-geral adjunto do Fundo Monetário Internacional (FMI), Min Zhu, disse que o plano das autoridades do Mali é ;sério; e ;ambicioso;.