Jornal Correio Braziliense

Mundo

Iraque diz que entrada de combatentes curdos em território viola soberania

Bagdá deve apresentar uma queixa perante o Conselho de Segurança da ONU com o objetivo de tomar "a decisão necessária para impedir a violação da soberania do Iraque"

Bagdá - O governo iraquiano classificou nesta terça-feira (14/5) de "violação flagrante" da soberania e da independência de seu país a retirada ao Iraque de combatentes curdos da Turquia, horas após a chegada de um primeiro grupo ao norte de seu território.

[SAIBAMAIS]Em um comunicado, "o governo iraquiano confirma sua rejeição a esta retirada e à presença em território iraquiano de homens armados do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que constituem uma violação flagrante da soberania e da independência do Iraque".



Os primeiros rebeldes do PKK que estão se retirando da Turquia no âmbito de um plano de paz chegaram nesta terça-feira (14) ao Iraque após uma viagem a pé de sete dias. Esta iniciativa "tem consequências muito negativas para as relações de vizinhança entre os dois países e seus interesses comuns", afirma o comunicado do governo iraquiano.

Bagdá deve apresentar uma queixa perante o Conselho de Segurança da ONU com o objetivo de tomar "a decisão necessária para impedir a violação da soberania do Iraque", acrescenta o texto.