O Partido Democrata (PD), principal força da esquerda italiana, reuniu neste sábado, em Roma, sua assembleia geral para escolher um sucessor, aparentemente provisório, para seu secretário geral demissionário Pier Luigi Bersani.
[SAIBAMAIS]Ao começar a sessão, o secretário demissionário pediu aos delegados para permitir "um novo início" para "retomar o entusiasmo" e trabalhar, a partir de agora, na preparação do próximo congresso de outubro que deve dar uma linha diretriz forte ao partido.
Um antigo dirigente do sindicato de esquerda CGIL, Guglielmo Epifani, conhecido por sua moderação, é o favorito para ser escolhido por votação secreta e pela maioria absoluta de milhares de delegados presentes. Segundo a imprensa, estará no posto até o congresso de outubro.
O PD está em crise desde seus fracassos para formar um governo autônomo e escolher seus candidatos à presidência da República. A linha pouco clara de Bersani e sua falta de carisma aumentaram o caos no centro desta formação, que chegou levemente na liderança das eleições de fevereiro.
A convite do presidente da República, Giorgio Napolitano, e para pôr fim à paralisia política, o PD aceitou no final de abril a formação de um governo de coalizão inédito na Itália, liderado por um de seus dirigentes, Enrico Letta, em que figuram vários representantes do partido de centro-direita do adversário Silvio Berlusconi.