Jornal Correio Braziliense

Mundo

Hackers roubam U$45 milhões, afirmam autoridades norte-americanas

Promotores apresentaram acusações contra oito pessoas que, supostamente, integram o grupo que operou em Nova York para o roubo, que se estendeu por 26 países

Nova York - Hackers roubaram 45 milhões de dólares ao redor do mundo ao invadir sistemas de empresas de cartões de débito, aumentar os limites de saque e sacar dinheiro em caixas automáticos, autoridades norte-americanas informaram nesta quinta-feira (9/5). O golpe foi dado "em questão de horas", informou uma promotora de Brooklyn, Nova York.



Promotores apresentaram acusações contra oito pessoas que, supostamente, integram o grupo que operou em Nova York para o roubo, que se estendeu por 26 países. Na cidade norte-americana, os hackers roubaram 2,8 milhões de dólares em dinheiro.

Dos oito acusados, sete foram presos, disse a promotoria. O oitavo, identificado como Alberto Yusi Lajud-Pena, conhecido como "Prime" e "Albertico", teria sido assassinado no dia 27 de abril, acrescentou o escritório. "Os acusados e seus cúmplices participaram de um roubo massivo do século 21 que se estendeu pelo mundo inteiro", disse a promotora Loretta Lynch em um comunicado.
"Ao invés de armas e máscaras, a organização criminosa usou computadores portáteis e a internet", acrescentou.