Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama e Netanyahu conversam após ataques de Israel na Síria

O governo americano não quis fazer comentários sobre as incursões aéreas de Israel na última sexta e no domingo contra alvos perto de Damasco

WASHINGTON - O presidente americano, Barack Obama, conversou nesta quarta-feira (8/5) com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, depois dos ataques aéreos de Israel contra alvos sírios e no momento em que Washington procura dar um novo impulso ao processo de paz no Oriente Médio.

Em um curto comunicado, a Casa Branca informou que Obama e Netanyahu, que está em visita à China, conversaram por telefone sobre "temas regionais de segurança e sobre a paz no Oriente Médio".



[SAIBAMAIS] O governo americano não quis fazer comentários sobre as incursões aéreas de Israel na última sexta e no domingo contra alvos perto de Damasco. Segundo fontes israelenses, foram destruídos mísseis iranianos supostamente destinados ao movimento xiita Hezbollah.

No sábado, Obama disse que era justificável que Israel buscasse "evitar a entrega de armas avançadas a organizações terroristas como o Hezbollah".

O telefone acontece em meio à retomada dos esforços dos EUA para uma nova aproximação entre israelenses e palestinos. Ainda este mês, o secretário de Estado americano, John Kerry, voltará a Israel.