Jornal Correio Braziliense

Mundo

Suspeito de atentado de Boston não pode ser enterrado na cidade

As autoridades de Cambridge, Massachusetts, deixaram claro que não desejam que Tamerlan Tsarnaev seja enterrado na cidade

Nova York - A cidade de Cambridge, Massachusetts (nordeste dos Estados Unidos), deixou uma coisa clara: não deseja que Tamerlan Tsarnaev, um dos suspeitos de cometer o atentado durante a maratona de Boston, que morreu ao tentar escapar da polícia, seja sepultado na localidade.



Apesar de ter origem checheno e de ter nascido na ex-União Soviética, Tamerlan Tsarnaev passou a última década em Cambridge, Massachusetts, uma cidade ao lado de Boston. O prefeito de Cambridge, Robert Healy, divulgou um comunicado no domingo no qual rejeita o sepultamento de Tsarnaev em sua jurisdição.

"Os difíceis e tensos esforços dos moradores de Cambridge para voltar a uma vida pacífica seriam afetados pela agitação, os protestos e a presença generalizada dos meios de comunicação neste enterro", afirmou Healy em um comunicado.

Ele cita a lei estadual, segundo a qual o prefeito é o principal responsável pela paz na cidade. "Decidi que não contribui para ;a paz na cidade; conceder uma parcela no cemitério de Cambridge para o corpo de Tamerlan Tsarnaev", escreveu Healy.

O tio dos irmãos Tsarnaev, Ruslan Tsarni, que chamou os sobrinhos de "perdedores" pouco depois do atentado, viajou no domingo com parentes do estado de Maryland até a funerária onde está o corpo de Tamerlan, para prepará-lo para o enterro de acordo com os rituais muçulmanos.

O corpo está na Funerária Graham, Putnam e Mahoney em Worcester, subúrbio da área metropolitana de Boston. O diretor da funerária, Peter Stefan, disse à imprensa que não encontrou um cemitério no estado de Massachusetts disposto a receber o corpo.

"Temos que enterrar este jovem. Seja o que for, seja quem for, neste país enterramos as pessoas", afirmou Stefan à imprensa. Manifestantes protestaram diante da funerária com bandeiras dos Estados Unidos e cartazes que exigem o envio do corpo para a Rússia.

[SAIBAMAIS]"Fiquei sozinho para administrar o assunto. Seu país, de fato, nos últimos 10 anos foi Cambridge, Massachusetts", disse Tsarni. Tamerlan foi morto com tiros na cabeça e no tronco, segundo revelou o resultado da necropsia publicado na sexta-feira.

A imprensa americana informou que Tamerlan e seu irmão Dzojhar planejavam realizar um ataque suicida no dia da Independência dos Estados Unidos, o 4 de Julho, mas decidiram antecipar a ação diante da facilidade de fabricar as bombas.

O Washington Post informou que os irmãos Tsarnaev circularam de carro por Boston para definir possíveis alvos antes de decidir realizar o atentado na maratona de 15 de abril, no qual três pessoas morreram e mais de 260 ficaram feridas.