Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tamerlan Tsarnaev, morto após atentado, manteve contato com islamitas

O mais velho dos irmãos Tsarnaev chamou a atenção do serviço secreto russo (FSB) quando foi visto em companhia de Makhmoud Nidal, identificado na época como membro de um grupo islamita armado, para o qual recrutava jovens



Tamerlan havia viajado ao Daguestão oficialmente para renovar o seu passaporte. Tsarnaev e Nidal foram vistos quatro vezes juntos em uma mesquita de Makhatchkala onde se reúnem fundamentalistas islâmicos.

O FSB começou a preparar um dossiê sobre Tamerlan em maio de 2012, após a morte de Makhmoud Nidal em um confronto com as forças de ordem em Makhatchkala, segundo a mesma fonte. O FSB chegou a pedir informações ao FBI, mas não obteve resposta, de acordo com a fonte. Tamerlan também manteve contato com William Plotnikov, morto em julho de 2012 durante confrontos com a polícia no Daguestão.

A inteligência russa descobriu que William Plotnikov e Tamerlan haviam participado de competições de boxe no Canadá em ao menos duas ocasiões e mantinham contato pela rede social Vkontakte, o equivalente russo do Facebook.

Segundo o jornal russo Nova;a Gazeta, que publicou nesta segunda-feira informações sobre as relações entre Tsarnaev e Plotnikov, este se converteu ao Islã no Canadá.

Os irmãos Tsarnaev, que viveram no Quirguistão e no Cáucaso russo, emigraram no início dos anos 2000 para os Estados Unidos com seus pais, mas nunca cortaram os laços com o Daguestão, onde sua mãe nasceu.