Jornal Correio Braziliense

Mundo

Maduro conclui visita a Cuba para reafirmar aliança com a Venezuela

Durante dois dias, Maduro visitou o líder cubano Fidel Castro, com quem recordou o falecido presidente Hugo Chávez, seu mentor político

Havana - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, concluiu neste domingo (28/4) sua primeira visita oficial a Cuba como chefe de Estado, na qual se encontrou com os líderes Fidel e Raúl Castro e reforçou a aliança entre os dois países com 51 novos projetos de desenvolvimento social, informaram meios de comunicação locais.

"Raúl Castro Ruz, Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, despediu neste domingo, no terminal aéreo internacional José Martí, o companheiro Nicolás Maduro Moros, Presidente da República Bolivariana da Venezuela", noticiou a agência de Informação Nacional (AIN), sem informar a hora da partida nem o destino do visitante.

A fonte acrescentou que "Maduro realizou uma visita oficial a Cuba, dando continuidade às relações de irmandade e solidariedade que unem nossos povos e governos".

Durante dois dias, Maduro visitou o líder cubano Fidel Castro, com quem recordou o falecido presidente Hugo Chávez, seu mentor político, e assegurou ao aliado que a "aliança estratégica" que os dois estadistas criaram no final de 2000 continuará sob seu mandato.

Leia mais notícias em Mundo

Maduro também teve conversas oficiais com Raúl Castro no Palácio da Revolução de Havana e ambos encerraram a XIII Reunião da Comissão Intergovernamental, na qual assinaram acordos para desenvolver 51 projetos destinados ao desenvolvimento da área social, no valor de 1 bilhão de dólares.

O presidente venezuelano, cuja relação com Cuba tem sido fortemente criticada pela oposição do seu país, disse ter viajado a Havana para "ratificar com muita fortaleza nossa união" e assegurou que "Cuba e Venezuela vão continuar trabalhando juntas".

Trata-se de "uma aliança estratégica que transcende os tempos, que mais que uma aliança é uma irmandade", disse.

Segundo ele, "este modelo de cooperação" entre os dois países, "tem que ser visto em uma dimensão histórica" por seu alcance.

Raúl Castro, por sua vez, reiterou "a vontade indeclinável de Cuba de continuar a cooperação solidária com a Venezuela, decididos a compartilhar nossa sorte com o heroico povo venezuelano".

Com a assinatura dos acordos se encerrou a primeira visita oficial de Maduro a Cuba, após ser eleito presidente em 14 de abril passado.

A Venezuela é o principal aliado econômico, comercial e político de Cuba.