Mundo

Irmãos Tsarnaev: como esses jovens promoveram o terror em ataques isolados

Os chamados lobos solitários desafiam os serviços de inteligência, com planos de ataque que independem de grupos ou organizações terroristas.

Renata Tranches
postado em 28/04/2013 08:12
A polícia inspecionou e evacuou casas na busca aos suspeitos do atentado na Maratona de Boston: terroristas solitários focam em abalos emocionais
Mais do que alarmar autoridades americanas, a ação dos irmãos chechenos Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev em Boston, há duas semanas, chamou a atenção para um fenômeno que se repete na era pós-11 de setembro. Os chamados lobos solitários desafiam os serviços de inteligência, com planos de ataque que independem de grupos ou organizações terroristas. Seu modus operandi costuma ser simples, programado para causar mais impacto emocional do que um número elevado de vítimas. Nos últimos anos, também Reino Unido e França assistiram a esse tipo de cena.

Especialistas traçam o perfil desses terroristas avulsos como jovens, crescidos em sociedades liberais, que se ;autorradicalizaram;, influenciados, em algum momento, por ideais religiosos ou políticos, muitas vezes em conexão com a história da terra dos antepassados. Para alguns especialistas, esse comportamento seria sintoma do enfraquecimento da rede terrorista Al-Qaeda, que, no passado, se baseou nessas ideias e nesse contingente para promover ataques coordenados. Outros, porém, veem nisso a resistência da doutrina, mesmo após anos de caçada implacável a líderes como o próprio Osama bin Laden.



Carro-bomba na Time Square: vingança contra guerra no Afeganistão
As investigações sobre o que teria motivado os irmãos Tsarnaev ainda não foram concluídas, mas caminham para comprovar que os dois agiram sozinhos, sem ajuda de grupos. Segundo autoridades policiais, o mais novo da dupla, Dzhokhar, teria feito essa confissão, ainda no hospital. Em busca dos porquês, investigadores concentram-se na viagem que o mais velho, Tamerlan, morto na caçada policial, fez à Rússia em 2012. A família Tsarnaev é originária do Cáucaso ; mais especificamente, da Chechênia ;, palco de guerras sangrentas pela separação da Rússia. Os conflitos separatistas fortaleceram movimentos extremistas islâmicos na região e, para o FBI, Tamerlan teria conexões com algum deles.

Os chamados lobos solitários desafiam os serviços de inteligência, com planos de ataque que independem de grupos ou organizações terroristas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação