Beirute - George Sabra foi nomeado presidente interino da oposição síria, anunciou nesta segunda-feira (22/4) o Conselho Nacional Sírio (CNS), no dia seguinte à demissão de Ahmed Moaz al-Khatib. "George Sabra foi nomeado ao posto de presidente da Coalizão até a eleição do novo presidente", indicou um comunicado do CNS, principal componente da Coalizão, que representa a maioria dos opositores do presidente Bashar al-Assad.
[SAIBAMAIS]A próxima eleição do chefe da Coalizão, realizada a cada seis meses, de acordo com as regras internas, será realizada no dia 10 ou 11 de maio. Sabra, um cristão de 66 anos, foi até o momento chefe do CNS, o núcleo principal da Coalizão. Veterano da oposição, é um ex-professor comunista que passou muitos anos na prisão e na clandestinidade.
Opositor de longa data do regime de Hafez Assad e de seu filho Bashar, que o sucedeu em 2000, ele deixou a Síria ilegalmente no início de 2012, a fim de ajudar a estruturar a oposição. "Abu Shadi", como seus seguidores o chamam, é muito popular entre as duas bases e dentro da liderança do CNS, por sua intransigência, recusando qualquer compromisso com o regime. Ele se opôs a Khatib, quando este propôs em janeiro para abrir discussões com o regime.