Agência France-Presse
postado em 20/04/2013 11:47
Os organizadores da maratona de Londres, que acontece neste domingo com um dispositivo de segurança reforçado, seis dias depois dos atentados em Boston (Massachusetts, nordeste de Estados Unidos), confiam no bom desempenho da competição e na participação dos espectadores e corredores.[SAIBAMAIS]"Acredito que os espectadores não serão desencorajados, será um grande dia. Haverá corridas fantásticas.", declarou o diretor geral da maratona de Londres, Nick Bitel, à BBC. "Haverá entre 35.500 e 36.000 participantes, como de costume", acrescentou.
Após a explosão de duas bombas a poucos metros da linha de chegada da maratona de Boston na segunda-feira, que deixou 3 mortos e quase 180 feridos, o dispositivo de segurança do evento londrino foi reforçado. As autoridades decidiram aumentar em 40% a quantidade de policias em relação a 2012, anunciou na sexta-feira a Scotland Yard.
"A polícia terá uma presença visível para tranquilizar as pessoas, tomarão medidas para garantir que o evento seja tão seguro e divertido como de costume", indicou Bitel.
Espera-se que milhares de espectadores assistam a corrida cujo percurso é de 42,195 km. A competição começa em Greenwich, no leste de Londres e acompanha o Tâmisa até as proximidades do Palácio de Buckingham, após passar por lugares emblemáticos da capital.
Os participantes, que foram estimulados a usar um bracelete negro durante a corrida de resistência, farão trinta segundos de silêncio às 10h00 (06H00 de Brasília) antes da largada, em homenagem aos mortos e aos feridos de Boston. Para cada participante que atravessar a linha de chegada, os organizadores doarão duas libras a um fundo de ajuda às vítimas.
Neste domingo também será realizada a maratona de Hamburgo (norte da Alemanha), com 15 mil corredores inscritos.
Apenas oito cancelaram sua participação por causa do atentado nos Estados Unidos e os organizadores também estão confiantes.
"Nos últimos anos, adotamos medidas de segurança de alto nível com a mobilização de mais de 400 funcionários (da polícia)", explicou neste sábado Frank Thaleiser, organizador da maratona, à agência SID, filial da AFP.
Será realizado um minuto de silêncio antes da corrida, além da execução do hino da maratona de Boston, "Sweet Caroline" de Neil Diamond. Muitos participantes usarão também um bracelete com a inscrição "corro por Boston".