Jornal Correio Braziliense

Mundo

Polícia explode carta suspeita endereçada ao presidente alemão

O documento endereçado ao chefe de Estado da Alemanha foi encontrado na sede da presidência continha acrônimo HMTD, um explosivo utilizado em detonadores

Berlim - A polícia explodiu nesta sexta-feira (/4) uma carta, suspeita de conter uma substância explosiva e endereçada ao chefe de Estado alemão, Joachim Gauck, anunciou à AFP uma porta-voz da presidência.

[SAIBAMAIS]A carta suspeita foi encontrada na sede da presidência, explicou esta porta-voz, indicando que Joachim Gauck não estava no palácio de Bellevue no momento da descoberta.



Segundo o jornal "Die Welt", que cita fontes do serviço de segurança, a substância descoberta seria Hexametilenotriperóxidodiamina, mais conhecida pelo acrônimo HMTD, um explosivo utilizado em detonadores. Os funcionários não correram perigo, ressaltou. Essa informação não foi confirmada por fontes dos serviços de segurança, mas a substância não era altamente explosiva, como acreditava-se. Ela não poderia se inflamar sozinha imediatamente.

A carta suspeita havia sido encontrada durante um exame do correio do presidente antes de ter sido aberta. Ela foi destruída em seguida por policiais especializados no parque do castelo de Bellevue.