Jornal Correio Braziliense

Mundo

Suspeitos de atentados em Boston são irmãos chechenos; nomes são divulgados

Um de 26 anos foi morto durante tiroteio com a polícia norte-americana. O segundo, de 19 anos, está foragido

Boston - Os suspeitos do atentado contra a maratona de Boston foram identificados pelo FBI nesta sexta-feira (19/4). Os dois são irmão de origem chechena. Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, foi
na maratona de Boston que matou três pessoas e deixou 183 feridos.



Dzhokhar, identificado como"terrorista", é procurado em uma megaoperação em Boston. "Acreditamos que é um terrorista. Acreditamos que é um homem que veio aqui para matar pessoas", advertiu o chefe de polícia de Boston em uma entrevista coletiva em Watertown, na região metropolitana, onde foi morto o "suspeito número um".



Milhares de policiais fortemente armados participam nas buscas, de casa em casa, em Watertown. Os moradores da localidade que não deixaram a região receberam a determinação de permanecer trancados em suas casas. Mais de 9 mil policiais procuravam de forma minuciosa o denominado "suspeito número dois", um dos dois jovens apontados como suspeito dos atentados com bombas de Boston.

A busca se concentrava em um perímetro de 3,8 quilômetros dentro de Watertown, uma localidade de 35.000 habitantes. O suspeito morto faleceu em um hospital da região, segundo Davis, depois de ter recebido vários tiros e ter ficado ferido em uma explosão.

O MIT enviou uma mensagem aos estudantes alertando para uma situação "extremamente perigosa" e pediu que permaneçam dentro das residências na região do campus. Horas depois, os alunos foram liberados de seus apartamentos. O site do MIT revelou que o tiroteio começou às 22h48 (23h48 Brasília) e que um prédio do campus foi cercado por policiais.

Tiroteio na madrugada

A elegante Cambridge e a cidade vizinha de Watertown, na região metropolitana de Boston, foram cenário de tiroteios, explosões e perseguições durante várias horas na noite de quinta-feira (18/4) e madrugada de sexta-feira para a captura dos dois suspeitos do atentado contra a maratona da cidade.

Um dos suspeitos foi mortodurante tiroteio e o outro, considerado "armado e perigoso", é procurado em uma gigantesca operação, quematou um policia após sofrer múltiplos ferimentos a bala.