Jornal Correio Braziliense

Mundo

Bombeiros ainda procuram sobreviventes de explosão em usina no Texas

A explosão atingiu muitas casas nas proximidades e sua força provocou um terremoto de 2,1 de magnitude



Quinze horas após a tragédia, os investigadores e os serviços de emergência trabalhavam sem parar "para encontrar possíveis sobreviventes, pessoas feridas, passando de casa em casa", explicou o policial Swanton durante uma coletiva de imprensa, enquanto dois focos de incêndio continuavam a devastar as instalações da fábrica.

Escolas fechadas quinta e sexta-feira.

O presidente Barack Obama transmitiu suas "preces à população de West (...) uma cidade querida nos corações de muitos texanos".

O papa Francisco enviou uma mensagem por Twitter para pedir a seus seguidores que se unam a ele em oração pelas vítimas da explosão na fábrica de fertilizantes do Texas, nos Estados Unidos.

"Por favor, me acompanhem na oração pelas vítimas da explosão no Texas e seus familiares", escreveu o Papa a seus mais de cinco milhões de seguidores.

Cerca de 75% da população de West é de origem tcheca, e o embaixador da República Tcheca em Washington, Petr Gandalovic, deverá visitar o local da tragédia, segundo o Ministério da Relações Exteriores de Praga.

No total, 80 casas, um prédio e um asilo foram destruídos.

Além da destruição em si, ainda existe o perigo da fumaça potencialmente tóxica emanada do local, segundo Swanton, que afirmou ainda que, em função dos ventos, novas evacuações deverão ser realizadas entres os moradores da zona.

[SAIBAMAIS] Teresa Wallace e sua sobrinha sobreviveram à explosão, mas receberam ordem de evacuar a casa pouco antes do amanhecer. "A porta da garagem e a chaminé implodiram, mas ainda sim acreditávamos que estávamos protegidas, até que um policial bateu na porta", contou Wallace.

As duas precisam deixar o local imediatamente e sem dinheiro antes de buscar abrigo em um hotel pago por um vizinho solidário.

Durante a madrugada, o canal local KWTX e uma fonte de um hospital de Waco haviam informado que o número de mortes poderia chegar a entre 60 e 70 pessoas. Ambos citaram o diretor do serviços de emergência de West, George Smith.

Questionado sobre este balanço, D. L. Wilson, porta-voz da Segurança Pública do Texas, respondeu que não podia confirmar nem desmentir.

As escolas foram fechadas até sexta-feira, segundo a delegada Marty Crawford.

A tragédia aconteceu dois dias depois do atentado cometido na linha de chegada da maratona de Boston, que deixou três mortos e mais de 180 feridos.

Sexta-feira, 19 de abril, também marca o 20; aniversário do fim do cerco a uma seita em Waco, que terminou com 76 pessoas mortas. E este dia é também o aniversário do atentado de Oklahoma City, quando um simpatizante do Movimento das Milícias, uma organização de extrema-direita, matou 168 pessoas com explosivos em um edifício do governo federal em 1995.