Jessica Turner, cientista do Centro de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), disse à AFP que a explosão atingiu 2,1 graus de magnitude. "A explosão provocou o incêndio de estruturas anexas à fábrica", disse Yeager. A tragédia aconteceu dois dias depois do atentado cometido na linha de chegada da maratona de Boston, que deixou três mortos e mais de 180 feridos.
Veja o vídeo do momento da explosão:
[VIDEO1]
[VIDEO1]
Segundo a imprensa local, as janelas das casas nos arredores explodiram na onda expansiva. "Caí no chão. Foi como se tivessem levantado a estrada", relatou à CNN Cheryl Marich, que teve a casa destruída. Outra testemunha, Bill Bohannan, contou ao jornal Waco Tribune-Herald que "cada casa em quatro ruas ao redor foi afetada".
Crystal Anthony, que integra a junta do distrito escolar de West, disse que ela e a filha foram "jogadas" pela força da explosão, apesar de estarem a várias quadras da fábrica. Um recepcionista de um hotel próximo disse que, ao que parece, "um pequeno incêndio começou e depois veio a explosão quando a água entrou em contato com amônia" utilizado na fábrica. Na próxima sexta-feira completam 20 anos da morte de mais de 80 pessoas em Waco como resultado do cerco das autoridades contra o rancho de uma seita religiosa.