Jornal Correio Braziliense

Mundo

Funeral de Margaret Thatcher recebe codinome 'Operação True Blue'

O codinome faz referência à cor do conservadorismo encarnado pela "Dama de Ferro"


Downing Street informou que os livros de condolências foram abertos no micro-museu da cidade natal de Thatcher, em Grantham, e em sua circunscrição eleitoral de Finchley. Um outro será aberto no centro de Londres em breve.

[SAIBAMAIS] Cerca de mil pessoas já assinaram o livro de condolências online no site oficial de Downing Street. O último primeiro-ministro a ter tido direito a um funeral de Estado, acompanhado por três dias de luto, foi Winston Churchill em 1965.

A Rainha Mãe e a princesa Diana tiveram direito ao "funeral cerimonial". O caixão de Thatcher, que morreu segunda-feira (8/4) aos 87 anos em um quarto no hotel Ritz, ficará exposto durante toda a noite de terça na Capela de St Mary Undercroft, no palácio de Westminster.

No dia do funeral, o féretro será transportado em uma carruagem puxada por uma parelha de cavalos ao longo da avenida majestosa do Strand até a Catedral de São Paulo. Soldados serão alinhados ao longo do percurso, no coração da capital parcialmente fechada ao tráfego.

A lista de participantes do funeral ainda não foi divulgada, enquanto relatos não confirmados indicam a chegada de Mikhail Gorbachev, o último líder da URSS, e de Nancy, a viúva de Ronald Reagan, aliado e amigo da "Dama de Ferro".