Seul - A Coreia do Norte voltou a proferir nesta terça-feira (9/4) a ameaça de uma "guerra termonuclear" na península coreana e aconselhou aos estrangeiros que moram na Coreia do Sul que considerem deixar o país, com a advertência de que correm risco no caso de conflito.
"No caso de uma guerra, não queremos que estrangeiros que vivem na Coreia do Sul fiquem feridos", completa a nota, que recomenda a "todas as organizações internacionais, empresas e turistas que se preparem para medidas de evacuação".
A Coreia do Norte, que enviou recentemente dois mísseis de médio alcance para a costa, advertiu na sexta-feira (5/4) passada que a partir de 10 de abril não terá condições de garantir a segurança das missões diplomáticas na capital Pyongyang, alimentando os temores de um disparo de míssil ou de um teste nuclear iminente.
No entanto, nenhum país com representação em Pyongyang considerou necessário, até o momento, retirar os funcionários. Algumas capitais acreditam que esta é uma nova manobra de Pyongyang para aumentar a pressão.