Jornal Correio Braziliense

Mundo

Roberto Saviano lança livro sobre o tráfico de cocaína

Escritor e jornalista italiano Roberto Saviano lança na próxima sexta-feira um livro-ensaio sobre os segredos do império da cocaína na América Latina "ZeroZeroZero"



Como "Gomorra", um best-seller que foi traduzido para vários idiomas e que foi lançado no Brasil, "ZeroZeroZero", publicado pela editora Feltrinelli, analisa o impacto na economia mundial do tráfico de drogas.

"A cocaína é a gasolina do corpo. Eleva a vida ao cubo. Antes de destruir a vida, de consumi-la. A vitalidade que parece ter sido presenteada, você pagará com juros de usura", afirma Saviano em um vídeo de apresentação on-line.

Pacto entre traficantes

O escritor e jornalista, de 33 anos, que estudou Filosofia Moderna na Universidade de Nápoles Federico II, colaborador do jornal La Repubblica e da revista L;Espresso, assim como de publicações internacionais, como o New York Times e a alemã Der Spiegel, apresenta desde 2010, ao lado de Fabio Fazio, o programa de televisão "Vieni via con me", sobre o qual também publicou um livro ("A Máquina da Lama" no Brasil).

O segundo capítulo do novo livro, de 450 páginas, que pode ser lido no site da revista L;Epresso, conta o acordo da década de 80 entre os mafiosos colombianos, liderados pelo temido Pablo Escobar, conhecido como "El Mágico", e o mexicano Félix Gallardo, "El Padrino".

"Depois de um tempo, ;El Padrino; entendeu que o dinheiro que o pagavam desvalorizava e que a cocaína era mais conveniente: distribui-la no mercado americano era o grande golpe", escreve Saviano.

"El Padrino sabia que é preciso pagar tudo. Pagar sempre, assim sua fortuna é concebida como a fortuna de todos", completa o escritor, que parece inspirar-se parcialmente em um dos romances de maior sucesso sobre o tema: "The Power of the Dog", do americano Don Winslow, no qual ele retrata a guerra contra as drogas.

"A guerra entre os cartéis começou no início dos anos 90 para dominar o mercado das drogas, um mercado que apenas no México representa hoje entre 25 e 50 bilhões de dólares e que está corroendo as bases da América Latina", escreveu no capítulo com título "Big Bang", quando "nasceu o mundo contemporâneo e os fluxos financeiros imediatos".

Na quinta-feira, Saviano apresentará o livro na televisão do jornal La Repubblica, com a participação, entre outros, do recém-eleito presidente do Senado, Pietro Grasso, um renomado ex-juiz antimáfia.