Jornal Correio Braziliense

Mundo

Apple pede desculpas para clientes chineses por arrogância

A gigante da informática pediu desculpas após vários meios de comunicação do país criticarem duramente a empresa por arrogância e práticas comerciais discriminatórias



O diretor-geral do grupo americano também afirmou que a Apple ainda tem muito o que aprender acerca da maneira de funcionar e de se comunicar na China. Além disso, Cook indicou que a companhia revisará certas cláusulas de garantia consideradas discriminatórias por seus clientes chineses.

No futuro, todas as peças defeituosas dos iPhones 4 e 5 serão substituídas por peças novas, afirma no comunicado.

Os clientes chineses precisavam pagar cerca de 60 euros para substituir a carcaça traseira de seus telefones celulares, enquanto este serviço é gratuito em outros países.

"Sempre tivemos um respeito incomparável à China, e os consumidores chineses sempre foram a nossa prioridade principal", afirmou o diretor da Apple.

Após o pedido de desculpas, a ação da gigante da informática em Wall Street caiu 3,11%, a 428,91 dólares.

"A carta de desculpas da companhia permite melhorar a situação e acalmar as relações entre a Apple e o mercado chinês", considerou em um editorial o jornal chinês Global Times. As declarações do diretor da Apple são uma mostra do "profissionalismo e da flexibilidade" da gigante da informática e merecem respeito, completou.

A empresa californiana foi nos últimos dias alvo de fortes críticas por parte dos meios de comunicação chineses em nome da defesa dos consumidores.