Jornal Correio Braziliense

Mundo

Médicos drenam líquido dos pulmões de Nelson Mandela

De acordo com um comunicado divulgado ontem pela Presidência da África do Sul, Madiba, o apelido do ícone da luta contra o apartheid, reage bem ao tratamento



Após quatro dias hospitalizado, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, obteve melhora no quadro de infecção pulmonar, apesar de ter desenvolvido uma pneumonia ; sob controle, segundo os médicos. De acordo com um comunicado divulgado ontem pela Presidência da África do Sul, Madiba, o apelido do ícone da luta contra o apartheid, reage bem ao tratamento. ;Ele foi submetido a uma drenagem para eliminar o acúmulo de líquido causado por uma infecção pulmonar, conhecido como derrame pleural. Graças à drenagem, Mandela agora é capaz de respirar sem dificuldade. Ele continua reagindo ao tratamento e não está em sofrimento;, afirmou a nota.

Leia mais notícias em Mundo

Keertan Dheda, professor de medicina respiratória da Universidade da Cidade do Cabo, explicou que a retirada do fluido dos pulmões é um procedimento simples. ;É possível drenar o líquido com uma agulha e um catéter e, em alguns casos, apenas isso é necessário;, afirmou. Em outros casos, é preciso quebrar quimicamente o fluido, caso ele tenha formado bolsões, ou realizar uma pequena cirurgia, se houver infecção. ;Quanto mais velho você é, mais tempo leva para se recuperar da pneumonia;, explicou Dheda, acrescentando que a mortalidade também é maior. ;É preciso um pouco mais de tempo, tudo é um pouco mais lento e mais complicado, quanto mais idoso você está;, acrescentou.