Jornal Correio Braziliense

Mundo

Papa Francisco nomeia seu sucessor como arcebispo de Buenos Aires

Poli, de 65 anos, era desde 2008 bispo da diocese de Santa Rosa, na província de La Pampa, e é considerado um religioso de confiança do novo Papa

Cidade do Vaticano - O papa Francisco nomeou Mario Aurelio Poli como novo arcebispo de Buenos Aires (Argentina) para substituí-lo no cargo que ocupava até sua eleição como pontífice no dia 13 de março, indicou nesta quinta-feira (28/3) o gabinete de imprensa do Vaticano.

Trata-se da primeira nomeação importante que o Papa anuncia desde que chegou ao trono de Pedro. Poli, de 65 anos, era desde 2008 bispo da diocese de Santa Rosa, na província de La Pampa, e é considerado um religioso de confiança do novo Papa.



O novo arcebispo de Buenos Aires, um cargo que costuma ser ocupado por um cardeal, é sacerdote desde 1978, graduado em Serviço Social pela Universidade de Buenos Aires e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica Argentina. Também foi assistente entre 2002 e 2008 do cardeal Bergoglio.

Segundo a biografia oficial distribuída pelo gabinete de imprensa do Vaticano, Poli nasceu em Buenos Aires no dia 29 de novembro de 1947 e desde 1980 ensina História Eclesiástica na Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Argentina. Foi membro da Comissão Episcopal para a Educação Católica e atualmente preside a Comissão para a Catequese e a Pastoral Bíblica.