Jornal Correio Braziliense

Mundo

Incêndio em campo de refugiados deixa ao menos 30 mortos na Tailândia

O ministério informou que a maioria dos mortos são mulheres, idosos e crianças. Na Tailândia, existem dez campos de refugiados instalados ao longo da fronteira de Mianmar

Bangcoc - Trinta pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em um incêndio em um acampamento de refugiados birmaneses situado no norte da Tailândia, informaram nesta sexta-feira (22/3) dirigentes tailandeses à AFP. "Há 30 mortos e inúmeros feridos", declarou uma fonte do ministério do Interior, acrescentando que dezenas de barracas foram destruídas.

[SAIBAMAIS]"Duzentas pessoas ficaram feridas", acrescentou outra fonte. O ministério informou ainda que a maioria dos mortos é de mulheres, idosos e crianças. O incêndio se declarou durante a tarde no acampamento de Mae Surin, que acolhe cerca de 4.000 refugiados na província de Mae Hong Son, e foi controlado depois de duas horas.

Na Tailândia, existe uma dezena de campos de refugiados instalados ao longo da fronteira de Mianmar. Estes campos, teoricamente temporários, foram criados em meados dos anos 1980 e, em fevereiro, acolhiam 130 mil pessoas, das quais 80 mil têm status oficial de refugiados, segundo o Thailand Burma Border Consortium (TBBC), rede de ONGs que se ocupa destes campos. A grande maioria desses refugiados pertence à minoria étnica karen.