Buenos Aires - O corpo do alpinista brasileiro Josenildo Correia da Silva, de 48 anos, que estava desaparecido desde o dia 6 de março foi encontrado nesta quarta-feira no monte Aconcágua, o mais alto da América com 6.962 metros, disse à AFP uma fonte da Patrulha de Resgate da província argentina de Mendoza.
"O corpo se encontrava a 1.100 metros fora da rota normal de descida do monte", detalhou Antonio Ibaceta, chefe do grupo de resgate.
Equipes estão realizando perícias no lugar onde encontraram o corpo de Josenildo Correia da Silva, destacou a fonte.
O brasileiro conseguiu alcançar o pico do Aconcágua, segundo relatos de outros montanhistas, mas se perdeu quando realizava a descida.
Josenildo da Silva entrou no Parque Provincial Aconcágua no dia 22 de fevereiro, e já havia escalado duas vezes o monte nos Andes, mas sem conseguir chegar ao pico.
Os socorristas esperam contar com um clima bom para poder descer com o corpo nesta quinta-feira e colocá-lo à disposição da Polícia Científica.
Esta é a sexta morte de alpinistas na temporada do verão austral do Aconcágua.
No dia 16 de fevereiro, foi registrada a morte de um alpinista polonês, enquanto que em janeiro faleceram um alemão e dois americanos em diferentes acidentes.
Centenas de montanhistas europeus, americanos, japoneses e latino-americanos se aventuram durante o verão na tentativa de alcançar o cume do Aconcágua.