Jornal Correio Braziliense

Mundo

França condena bombardeios sírios na região da fronteira com o Líbano

"O bombardeio aéreo realizado pelas forças armadas do regime sírio contra o território libanês na região de Ersal constitui uma nova e grave violação da soberania do Líbano", declarou o porta-voz do ministério francês das Relações Exteriores, Philippe Lalliot

Paris - A França condenou nesta segunda-feira (18/3) os , denunciando a "escalada" e uma "nova e grave violação da soberania libanesa".

"O bombardeio aéreo realizado hoje pelas forças armadas do regime sírio contra o território libanês na região de Ersal constitui uma nova e grave violação da soberania do Líbano", declarou o porta-voz do ministério francês das Relações Exteriores, Philippe Lalliot. "A França condena firmemente esta escalada e lembra seu apreço à soberania do Líbano e à inviolabilidade de suas fronteiras".

[SAIBAMAIS]A aviação síria bombardeou nesta segunda-feira, pela primeira vez, a fronteira libanesa, no leste do país, revelou uma fonte militar libanesa. Os ataques foram confirmados pelo departamento americano de Estado.

"Caças do regime e helicópteros dispararam mísseis contra o norte do Líbano, atingindo Wadi al-Khayl, próximo da cidade fronteiriça de Arsal. Isto constitui uma escalada significativa na violação da soberania do Líbano, pela qual o regime sírio é responsável", declarou à imprensa a porta-voz do departamento de Estado americano, Victoria Nuland. "Este tipo de violação é absolutamente inaceitável", destacou a porta-voz.


Um oficial dos serviços de segurança libaneses confirmou que a aviação síria lançou quatro mísseis contra posições da rebelião síria em Arsal, território libanês perto da fronteira.

Arsal é uma localidade sunita onde os habitantes apoiam a rebelião contra o presidente sírio, Bashar al Assad. O relevo montanhoso e desértico da região é propício para a circulação de armas e combatentes.