Pequim - Wang Yi, um diplomata de 59 anos que desde 2008 era responsável pelas relações com Taiwan, foi anunciado neste sábado como ministro das Relações Exteriores da China, em substituição a Yang Jiechi, que foi promovido ao Conselho de Assuntos de Estado.
Também foram nomeados quatro vice-primeiros-ministros, incluindo Wang Yangm, ex-governador da província meridional de Guangdong (Cantão), para integrar o gabinete do novo chefe de Governo Li Keqiang, no qual o presidente do Banco Central, Zhou Xiaochuan, conserva o posto.
[SAIBAMAIS]Wang Yi, que trabalha no ministério das Relações Exteriores há mais de 30 anos, foi embaixador no Japão de 2004 a 2007. Esta experiência pode ser útil em um momento de tensão nas relações entre China e Japão por uma disputa territorial.
Como conselheiro de Estado, Yang Jiechi será agora o principal nome da política externa chinesa, um cargo que até agora pertencia a Dai Bingguo.
Os outros três vice-primeiros-ministros são Zhang Gaoli, um dos sete dirigentes mais importantes do Partido Comunista, a ex-conselheira de Estado Liu Yandong e Ma Kai, que até agora era a secretária do Conselho de Assuntos de Estado (gabinete ministerial).