Havana - A guerrilha comunista das Farc agradeceu nesta quarta-feira (13/3) o apoio do presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, às negociações de paz para a Colômbia que ocorrem em Havana, e que buscam encerrar um conflito armado de quase meio século. "Muito obrigado, presidente Maduro. Vamos trabalhar aqui em Havana com afinco para ver como avançamos na Mesa (de diálogo) buscando entendimentos com o Governo da Colômbia que nos conduzam à concretização de um acordo" de paz, disse o chefe negociador das Farc, Iván Márquez.
[SAIBAMAIS]Em uma entrevista à rede multiestatal Telesur na segunda-feira (11/3), Maduro disse que a Venezuela seguia comprometida com a paz na Colômbia e que o falecido presidente Hugo Chávez desejava que um acordo em tal sentido fosse assinado neste ano. Venezuela e Chile acompanham negociações de paz, iniciadas em 19 de novembro, enquanto Cuba e Noruega são fiadores.
Maduro é o candidato do governismo, escolhido pelo próprio Chávez, para as eleições venezuelanas de 14 de abril, nas quais o novo presidente do país será escolhido.