Jerusalém - A visita que o presidente americano, Barack Obama, fará a Israel e aos Territórios Palestinos terá início no próximo dia 20, anunciou neste domingo o gabinete do premier israelense.
Obama irá desembarcar no aeroporto Ben Gurion, perto de Tel Aviv, antes de seguir para Jerusalém, onde irá se reunir com o presidente israelense, Shimon Peres, e jantar com o premier Benjamin Netanyahu.
Na quinta-feira, o presidente americano visitará o museu de Israel, em Jerusalém, e seguir até Ramallah, na Cisjordânia, para um encontro com representantes da Autoridade Palestina.
Obama retornará ainda na quinta-feira a Jerusalém, onde fará um discurso no Centro de Comércio Internacional, antes de jantar com Peres no palácio presidencial.
Na sexta-feira, o chefe de Estado americano assistirá a uma cerimônia no Mont Herzl, e deverá depositar uma coroa de flores sobre o túmulo do ex-premier Yitzhak Rabin (assassinado por um radical israelense em 1995), antes de visitar o memorial da Shoah de Yad Vashem.
Antes de viajar para a Jordânia, Obama deve visitar o local onde está instalada a bateria antimísseis Iron Dome, financiada pelos Estados Unidos.
Na semana passada, a Casa Branca considerou a visita "uma oportunidade de fazer consultas com o governo israelense sobre uma ampla gama de assuntos, que inclui Irã, Síria, a situação na região e o processo de paz" entre israelenses e palestinos.
Esta será a primeira viagem do segundo mandato de Obama, e sua primeira visita a Israel e aos Territórios Palestinos.