Washington - O atual encarregado de negócios da embaixada americana em Caracas, James Derham, um ex-congressista e um legislador, ambos democratas, representarão seu país no funeral do falecido presidente Hugo Chávez.
Derham, que dirige o escritório de negócios desde outubro de 2011 na ausência de um embaixador, será acompanhado de Bill Delahunt, um ex-representante por Massachussetts, e Gregory Meeks, representante por Nova York, informou a porta-voz do departamento de Estado, Victoria Nuland.
Delahunt participou em 2005 do início de um programa para subsidiar combustível durante o inverno para os pobres em várias cidades americanas, com subvenção da Citgo, filial da Petróleos de Venezuela (PDVSA). Delahunt se reuniu com Chávez para lançar esse programa, que continua em vigor e beneficia 400 mil pessoas.
Meeks, representante de um dos distritos mais populares de Nova York, também conheceu o presidente em 2006, durante uma visita a Caracas, e é considerado um legislador da ala progressista do Partido Democrata.