Herat - O primeiro festival internacional de Cinema da Mulher, algo bastante inovador no Afeganistão, começou nesta quinta-feira (7/3) em Herat, a principal cidade do oeste do país, na véspera do Dia Mundial da Mulher, comprovou a AFP.
Trinta filmes de vinte países, entre eles Afeganistão, Irã, Índia, Canadá, Coreia do Sul, China e Bangladesh, serão exibidos no festival, que termina no próximo sábado. "Haverá debates sobre as mulheres afegãs, seus desafios e seus problemas no seio da sociedade e fora dela. Este festival deve ajudar a quem está no Afeganistão e em outros lugares", observou Roya Sadat, diretora do festival.
Aqeela Rezayee, atriz e diretora, disse esperar que o festival "ajude as mulheres afegãs a tomar consciência de seus direitos" e que tenha "um impacto positivo sobre elas, assim como sobre aqueles que cometem violência contra elas". "Para muitos afegãos, o fato de que as mulheres atuem em filmes é inaceitável. O fato de que tenham papéis nas telas deve fazer evoluir positivamente a imagem da mulher", acrescentou.