Jornal Correio Braziliense

Mundo

'Hugo Chávez sempre foi um amigo do Brasil', afirma Dilma Rousseff

Presidente fez o discurso durante o Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em Brasília

, aos 58 anos. Ela disse que, apesar de o governo brasileiro nem sempre concordar com o colega venezuelano, ele sempre "foi um amigo do Brasil."

Dilma, que estava no Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em Brasília, pediu um minuto de homenagem pela morte de Hugo Chávez. Ao final, todo os presentes aplaudiram o presidente venezuelano. A presidente brasileira iniciou seu discurso comunicando a morte do líder da Venezuela. "É com muito pesar e tristeza que anunciou a morte do presidente Hugo Chávez. Ele foi um dos líderes mais comprometidos com o seu país e com a região", afirmou.

A presidente também mencionou e a falta que o líder venezuelano fará no desenvolvimento da região. "Ele deixa na história e no coração da América Latina um vazio. Além de líder comprometido, era uma homem generoso", ressaltou Dilma.


Por conta da morte do presidente venezuelano Hugo Chávez, aos 58 anos, a presidente Dilma Rousseff cancelou a viagem a Calafate, na Argentina, para comparecer ao enterro do líder venezuelano. A viagem de Dilma estava prevista para a próxima quinta-feira (7/03).

Leia nota de pesar publicada pela Presidência:

"O governo brasileiro tomou conhecimento, com grande pesar, da morte do Presidente Hugo Chávez.

As transformações econômicas, sociais e políticas que Chávez conduziu, nos últimos 14 anos, na Venezuela, fizeram desse grande líder a mais importante referência da história daquele país e o projetaram em toda a América Latina e Caribe.

Hugo Chávez contribuiu para o fortalecimento do nosso continente, sendo responsável pela constituição da Unasul e da Celac.

O governo e o povo brasileiros perdem um grande amigo, cuja coragem, generosidade e calor humano irmanaram Venezuela e Brasil como nunca antes em nossas histórias.

Hugo Chávez viverá na memória de venezuelanos, brasileiros e latino-americanos e será uma eterna referência para toda a América Latina.

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil"

<--[if gte mso 9]><[endif]-->