Jornal Correio Braziliense

Mundo

Invasão de rebeldes congoleses no Kivu do Norte mata mais de 80: ONU

A Aliança tomou controle de Kitchanga, na região sudanesa do Kivu do Norte

Nova York - A Aliança dos Patriotas por um Congo Livre e Soberano (APCLS) tomou este domingo (3/3) o controle de Kitchanga, na região sudanesa do Kivu do Norte, após combates que deixaram mais de 80 mortos, informou a ONU esta segunda-feira (4/3).

"Em 3 de março, o grupo armado APCLS atacou as Forças Armadas da República Democrática do Congo (governamentais) e retomou a cidade" de Kitchanga, onde a situação continua "muito tensa", destacou o porta-voz adjunto das Nações Unidas, Eduardo del Buey. O porta-voz fez alusão a "mais de 80 mortos e cerca de 100 feridos até o momento nos combates". Mais de 300 pessoas deslocadas se refugiaram no entorno da base da Monusco (missão da ONU na RDC) em Kitchanga.



A região de Kitchanga é desde a quarta-feira passada palco de confrontos mortais entre o exército regular congolês e a APCLS. Os combates ocorrem uma semana após a assinatura, em Adis Abeba, por 11 países da região sob os auspícios da ONU, de um acordo marco que visa a melhorar a segurança no leste da República Democrática do Congo, uma região rica em minerais e epicentro de revoltas há duas décadas.