Jornal Correio Braziliense

Mundo

Enviado especial do Correio, Diego Amorim, entrevista arcebispo de Paris

O arcebispo de Paris, André Vingt-Trois, explicou que a semana será de reuniões para que os cardeais se conheçam melhor e discutam as questões que devem pautar o Vaticano durante o conclave. "Teremos reuniões durante toda a semana para nos conhecermos melhor e refletir, juntos, sobre as questões que devemos encarar. Mas não posso dizer, antes de começar, nem quais serão essas questões e nem quem será o melhor colocado para responder a elas", disse.

O arcebispo brincou que não poderia fazer lista de qualidades necessárias ao novo papa porque ela seria extremamente longa. "Há tantas coisas que ele deveria ser capaz de fazer que eu não posso fazer uma lista. Começando por ser poliglota, por ser um homen de fé, um homem de oração, capaz de compreender civilizações diferentes, um homem de diálogo."



Quando um repórter perguntou se deveria ser um pap jovem, ele respondeu: "Pode ser, mas não é indipensável". Sobre os escândalos que rondam a cúria romana, Vingt-Trois foi categórico: "Esse é um assunto que o papa certamente precisará tratar".

Assista ao vídeo
[VIDEO1]