Jornal Correio Braziliense

Mundo

Marine Le Pen pede referendo sobre permanência da França na UE

"Vamos insistir nesta votação sobre nossa saída da União Europeia, exceto se o governo francês promover neste período sólidas negociações sobre quatro reformas fundamentais", afirmou

A presidente da Frente Nacional (extrema direita), Marine Le Pen, pediu neste sábado ao presidente francês, François Hollande, que realize um referendo em 2014 sobre a permanência da França na União Europeia.

"Pedi solenemente ao presidente da República que organize em janeiro de 2014 (...) um referendo sobre o destino da França na União Europeia", revelou Le Pen durante uma reunião do Conselho Nacional de seu partido em um hotel de S;vres, na região de Paris.

"Vamos insistir nesta votação sobre nossa saída da União Europeia, exceto se o governo francês promover neste período sólidas negociações sobre quatro reformas fundamentais".

Leia mais notícias em Mundo


As quatro reformas são um "retorno das moedas nacionais", a "dissolução do espaço Schengen" de livre circulação, "a autorização do patriotismo econômico e da reindustrialização por meio do protecionismo de nossas fronteiras" e a "primazia do direito nacional sobre o direito europeu".

"Se o governo recusar tal referendo, faremos das eleições europeias (de 2014) um grande referendo sobre a saída ou não da UE", ameaçou Marine Le Pen.