Jornal Correio Braziliense

Mundo

Protesto deixa 130 feridos, incluindo 68 policiais, na capital da Guiné

Milhares de pessoas se concentraram nos subúrbios da capital para exigir transparência nas legislativas de 12 de maio e a saída de Alpha Condé, o presidente da Guiné

Conacri - Ao menos 130 pessoas ficaram feridas, incluindo 68 policiais, durante um protesto nesta quarta-feira (27/2) em Conakry para exigir transparência nas eleições legislativas previstas para 12 de maio, informou o ministro da Segurança, Maramany Cissé.

Segundo o porta-voz do governo Albert Damantang Camara, um dos policiais feridos está em "situação crítica".

Os distúrbios deixaram "importantes danos materiais em prédios públicos e privados e destruíram diversos veículos, particulares e das forças da ordem", disse Camara, ao pedir "calma, civismo e responsabilidade" à população.



Milhares de pessoas se concentraram nos subúrbios da capital para exigir transparência nas legislativas de 12 de maio e a saída de Alpha Condé, o presidente da Guiné.

"As forças policiais utilizaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, que atacou os agentes para vingar a prisão e sequestro de um dos manifestantes", disse Almamy Soumah, responsável da oposição.

Segundo a Constituição, as eleições legislativas deveriam ocorrer seis meses após a posse de Alpha Condé, em dezembro de 2010, mas têm sido adiadas em várias oportunidades.