Jornal Correio Braziliense

Mundo

Papa envia mensagem pelo Twitter após audiência pública na Praça São Pedro

Bento XVI emocionou o público que acompanhou sua última aparição pública

Após a última audiência geral nesta quarta-feira (27/2) na Praça São Pedro, o papa Bento XVI postou uma mensagem na rede social Twitter. "Queria que cada um sentisse a alegria de ser cristão, de ser amado por Deus, que entregou o Seu Filho por nós", disse ele, o primeiro papa a utilizar redes sociais para se comunicar com os fiéis. Na mensagem, Bento XVI não mencionou sua decisão de renunciar nesta quinta-feira (28/2) ao pontificado, mas durante a celebração este foi o tema principal.

. Ele circulou no papamóvel, aproximou-se das pessoas e segurou crianças no colo. Mas foi sua celebração que provocou aplausos, inclusive de religiosos que ficaram de pé.



Bento XVI, de 85 anos, justificou a decisão de renunciar, alegando que suas ;forças tinham diminuído;, nos últimos meses. Também disse que um papa nunca ;está sozinho; e agradeceu a cada um que o apoiou nos oito anos de pontificado. Ele pediu orações para o sucessor e durante o conclave, quando será escolhido o futuro papa.

Segundo Bento XVI, sua decisão foi consciente e baseada na coragem de tomar atitudes difíceis.O papa lembrou que quando foi eleito, em 19 de abril de 2005, sentiu ;um peso sobre os ombros;, mas pediu luz a Deus.

Ao analisar a vida no pontificado, Bento XVI disse que um papa nunca está sozinho. ;O papa pertence a todos;, ressaltou. Ele lembrou ainda que um cardeal ao ser escolhido papa perde sua privacidade e que ao renunciar, ele não voltará à vida que mantinha antes do pontificado