O Senado dos Estados Unidos confirmou definitivamente nesta terça-feira Chuck Hagel, 66 anos, como secretário da Defesa, após uma batalha legislativa pouco frequente na história do país.
A nomeação de Hagel foi aprovada por 58 votos contra 41, após a minoria republicana decidir suspender seu bloqueio à indicação.
Hagel poderá assumir suas funções a partir desta quarta-feira, no lugar do secretário Leon Panetta.
Para o presidente Barack Obama, a rápida chegada de Chuck Hagel ao governo é fundamental no momento em que o país acelera sua retirada do Afeganistão e o Pentágono enfrenta profundos cortes de gastos.
A escolha de Hagel por Obama provocou uma batalha legislativa raramente vista no Congresso. Em geral, os candidatos a cargos ministeriais são aprovados por ampla maioria.
Ex-senador republicano com grande reputação e ligado a Obama quando ambos estavam no Senado, Hagel foi criticado por suas declarações sobre a influência do lobby judeu em Washington e sobre a oportunidade de fortalecer as sanções contra o Irã.
Hagel também fez oposição ao então presidente republicano George W. Bush e ao próprio partido em relação à guerra no Iraque.