Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chávez envia 'calorosas felicitações' a Raúl Castro por reeleição

Em comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira (25/2), o presidente venezuelano parabeniza Raúl Castro

Caracas - O presidente venezuelano Hugo Chávez, hospitalizado em Caracas para tratar um câncer, enviou sua "mais calorosa felicitação" ao presidente cubano, Raúl Castro, por sua reeleição no último domingo (24/2), desejando o "maior de todos os sucessos" nesta nova fase, de acordo com um comunicado divulgado nesta segunda-feira (25/2).

"Chávez, em conjunto com o povo e o governo da Venezuela, transmite sua mais calorosa felicitação ao líder revolucionário Raúl Castro pela sua reeleição como presidente do Conselho de Estado", ressalta a mensagem oficial.



De acordo com a nota, a reeleição de Castro para um mandato de cinco anos "é um justo reconhecimento da carreira deste bravo soldado, que desde os heróicos combates em Sierra Maestra tem sido peça fundamental" com seu irmão Fidel Castro para a revolução cubana. O presidente reeleito já anunciou que este será seu último mandato e elevou Miguel Díaz-Canel ao cargo de número dois do regime comunista.

O governo e povo venezuelanos estão convencidos de que Castro "colherá, junto a seu nobre povo, o maior sucesso nesta nova etapa do avanço da Revolução Cubana, a irmã da Revolução Bolivariana" na Venezuela, segundo a mensagem.

Chávez viajou a Havana para tratar um câncer, que retornou em 2011. Na semana passada, voltou de Cuba depois de passar mais de dois meses hospitalizado. Desde então, não foi ouvido ou visto em vídeo. Apenas quatro fotos do presidente com as filhas mais velhas em um hospital de Cuba e muitas cartas foram liberadas pelo governo nos últimos dois meses.

Desde que Chávez assumiu o poder, em 1999, a cooperação entre Venezuela e Cuba foi estendida para vários projetos.