CIDADE DO VATICANO - Milhares de pessoas comparecem neste domingo à praça de São Pedro para a última oração do Angelus que o Papa Bento XVI pronunciará antes de sua histórica renúncia ao pontificado, que chega ao fim em um clima tenso pelas revelações sobre uma trama de corrupção, sexo e tráfico de influências na Cúria Romana.
De acordo com a Santa Sé, quase 200.000 pessoas assistirão à última audiência dominical, durante a qual Bento XVI rezará o Angelus na janela de seus aposentos no palácio apostólico.
As autoridades de Roma aprovaram um sistema especial de vigilância na praça e mobilizaram 100.000 policiais. Além disso, atiradores foram posicionados em locais chaves.
Na quarta-feira 27 de fevereiro, o pontífice realizará a última audiência geral que, na ocasião, acontecerá na Praça de São Pedro e no dia 28, o último de seu pontificado, Bento XVI receberá às 11H00 na Sala Clementina do palácio apostólico os cardeais para uma despedida.
Bento XVI partirá em seguida de helicóptero para Castengandolfo, a 30 km de Roma, às 17H00 e às 20H00 (16H00 de Brasília) sua renúncia ao papado se tornará efetiva.