Berlim - O fundador da empresa SAP, Hasso Plattner, afirmou que se sente "enganado" pelo bilionário americano Bill Gates, que o incluiu em uma campanha filantrópica que estimula os mais ricos a doar metade de sua fortuna a obras caridades.
"Sinto-me enganado e explorado por Bill Gates", declarou ao jornal Potsdamer Neueste Nachrichten. O empresário comentou assim sua adesão à "The Giving Pledge" (A Promessa da Doação), uma iniciativa filantrópica lançada em 2010 por Bill Gates e pelo investidor Warren Buffett. O empresário explicou ao jornal popular Bild que sua fortuna está em parte nas ações do grupo SAP, do qual possui 10%, e que portanto não pode doar metade.
[SAIBAMAIS]A adesão, no entanto, foi confirmada pelo grupo SAP e pela fundação de caridade do bilionário alemão. "Como parte de minha adesão, mobilizarei a totalidade do capital de minha fundação de caridade, com destaque para educação, cultura e saúde", declara Plattner, citado no texto. A revista Forbes calcula em 5,4 bilhões de euros a fortuna pessnal de Plattner, de 69 anos.