Los Angeles - Um homem armado matou três pessoas na Califórnia esta terça-feira (19/2), incluindo uma com características de execução, em uma série de ataques a tiros e roubos de carros antes de tirar a própria vida, informou a polícia. Pelo menos outras duas pessoas ficaram feridas quando o homem atirou aleatoriamente em outros veículos que passavam por uma auto-estrada, antes de se matar com um disparo perto da cidade de Orange, ao sul de Los Angeles.
O suspeito foi identificado como Ali Syed, de 20 anos, um desempregado sem antecedentes criminais, que morava em casa com os pais e frequentava uma universidade local. No total, houve três homicídios e cinco tentativas de homicídio. A motivação dos crimes está sendo investigada, afirmou o porta-voz do departamento do xerife do condado de Orange, Jim Amormino.
A primeira pessoa a morrer foi uma mulher, cujo corpo foi encontrado nas primeiras horas de hoje na casa da família de Syed em Ladera Ranch. A vítima não era conhecida dos familiares do assassino e a polícia informou estar trabalhando para identificá-la. Depois, Syed entrou em um utilitário e ocorreram "múltiplos incidentes" enquanto ele dirigiu até a vizinha Tustin, a sudeste de Los Angeles, afirmou o porta-voz da polícia local, Paul Garaven.
Em um dos primeiros roubos de carro, Syed dirigiu-se ao freguês de um posto de gasolina. "Eu não quero feri-lo. Eu matei alguém e hoje é meu último dia de vida. Me dê as chaves", disse ele ao homem, segundo o chefe da polícia de Tustin, Scott Jordan. Em seguida, ele pegou o carro e dirigiu até uma auto-pista vizinha, onde parou e abriu fogo contra os veículos que passavam, na tentativa de levar outro carro.
No roubo seguinte, Syed saiu do veículo em que estava e atacou o motorista de uma BMW. "Ele mandou que ele saísse do veículo, o conduziu até o meio-fio e executou a vítima", disse o cabo da polícia de Santa Ana Anthony Bertagna. Amormino disse que foi confirmada a morte de quatro pessoas, inclusive o atirador. "A cada roubo de carro seguiu-se um tiroteio", afirmou. Amormino acrescentou não ter havido perseguição ativa do veículo do suspeito até ser localizado perto de Orange, onde o atirador tirou a própria vida. "Ele parou o carro, saiu e atirou em si próprio", acrescentou.