Damasco - A ministra síria da Cultura anunciou neste domingo que ao menos 18 mosaicos que representam a Odisseia foram roubados no nordeste do país, assolado pela guerra, mas garantiu que as obras dos museus sírios estão em um local seguro.
"Roubaram estes mosaicos em escavações ilegais" de sítios arqueológicos no nordeste do país, disse Lubana Mushaweb, em uma entrevista publicada neste domingo pelo jornal governamental Techrin.
"Fomos informados de que estes mosaicos se encontram na fronteira sírio-libanesa" à espera de sua restituição, acrescentou.
Desde o início do conflito na Síria, há 23 meses, o extraordinário patrimônio arqueológico do país é vítima dos combates e da destruição, mas também de roubos e saques organizados, segundo vários especialistas.
A ministra informou que uma estátua de bronze revestida em ouro desapareceu do museu de Hama (centro), uma das frentes da guerra entre as tropas leais e os rebeldes.
No entanto, assegurou que os museus estão bem protegidos no país e que seus "bens preciosos para toda a humanidade estão arquivados e colocados em locais muito seguros".