Jornal Correio Braziliense

Mundo

Mediador propõe diálogo sobre situação na Síria em alguma sede da ONU

Lakhdar Brahimi, das Nações Unidas, fez a proposta neste domingo

Cairo - O mediador das Nações Unidas para a Síria, Lakhdar Brahimi, sugeriu neste domingo no Cairo o início de um diálogo entre a oposição e uma delegação "aceitável" do regime de Damasco em alguma sede da ONU.

Para Brahimi, o início de um "diálogo em alguma das sedes das Nações Unidas entre a oposição e uma delegação aceitável do governo sírio seria o início da saída do túnel escuro no qual a Síria se encontra", disse em uma coletiva de imprensa em referência ao sangrento conflito que atinge o país árabe há 23 meses.

Brahimi, que estava acompanhado pelo chefe da Liga Árabe, Nabil al-Arabi, não informou o local específico para estas negociações.

No entanto, considerou que a oferta de diálogo, embora com condições, realizada pelo chefe da oposição, Ahmed Moaz Al-Khatib, "segue na mesa e continuará".



"A iniciativa de Khatib de dialogar com o regime sírio abriu uma porta e desafiou o governo sírio a colocar em andamento o que repete sem parar, que está disposto ao diálogo e a uma solução pacífica", acrescentou Brahimi.

No fim de janeiro, Khatib afirmou que, "em sinal de boa vontade", estava "disposto a iniciar negociações diretas com representantes do regime que não tenham as mãos sujas de sangue", para terminar com um conflito que já deixou mais de 70.000 mortos desde março de 2011.

Damasco respondeu que está disposto a dialogar, mas sem "condições prévias".

A oposição insiste que qualquer diálogo deve excluir o presidente Bashar al-Assad e os pilares de seu regime.