Jornal Correio Braziliense

Mundo

TAM e LAN mantêm operações na Bolívia mesmo com ordem de interrupção

Empresas alegam que ainda não foram notificadas pelas autoridades

La Paz - As companhias aéreas TAM Mercosur e LAN, unidas pelo consórcio Latam Airlines, continuaram operando neste sábado na Bolívia, apesar de uma ordem de interrupção determinada por uma autoridade reguladora, informou à AFP uma fonte aeroportuária.

"Os voos da LAN de chegada e saída de Lima foram realizados normalmente na madrugada deste sábado", afirmou uma fonte da Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea (AASANA), que pediu para não ser identificada.

O portal da agência oficial de notícias ABI afirmou que "ambas as empresas mantinham seus voos programados para o fim de semana, sob a alegação de que não foram notificadas oficialmente sobre a suspensão das licenças".



A versão não pôde ser confirmada junto à estatal Autoridade de Fiscalização e Controle Social de Telecomunicações e Transportes (ATT), que determinou a interrupção imediata das operações das empresas na Bolívia.

LAN Airlines e TAM Mercosur, filial da brasileira TAM, informaram em Santiago que, "junto a instâncias formais, irão solicitar a renovação das licenças, para manter a regularidade de seus voos".

A LAN voa da Bolívia ao Chile e Peru, e realiza conexões para outros destinos de América Latina, Estados Unidos e a Europa. Já a TAM tem como destinos Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile e Brasil.

rb/are/lb