A polícia esclareceu que a arma utilizada para o crime pertencia a Pistorius, único suspeito neste caso e cuja pena, caso seja considerado culpado, pode ser a prisão perpétua.
Este atleta é uma fonte de inspiração para milhares de admiradores em todo o mundo. Pistorius nasceu sem o perônio e seus pais decidiram pela amputação de suas pernas abaixo dos joelhos aos onze meses. Durante muito tempo jogou rugby, antes de se lesionar gravemente e passar a se dedicar ao atletismo. Este atleta, apelidado de "Blade Runner" por correr com duas próteses de fibra de carbono, revolucionou o esporte paralímpico.
Foi autorizado a receber visitas em sua cela e neste sábado verá sua família e seus advogados, informou à AFP Peter van Zyl, seu agente.
Na sexta-feira, a família e o agente de Pistorius divulgaram um comunicado que dizia: "Este suposto assaasinato é rejeitado de forma contundente".
No entanto, a defesa precisará fazer grandes esforços para provar "as circunstâncias excepcionais" que justificariam um regime de liberdade condicional para Pistorius.
A acusação estará representada por um importante membro da promotoria, Gerrie Nel, conhecido por ter enviado à prisão em 2011 o ex-chefe da Interpol e ex-chefe da polícia nacional, Jackie Selebi, por corrupção.
A audiência será retomada na terça-feira no tribunal de Pretória. Neste mesmo dia irá ocorrer o funeral de Reeva Steenkamp em Port Elizabeth (sul), onde vive sua família e onde, segundo os meios de comunicação sul-africanos, ela será cremada.
A audiência, que deve durar até quarta-feira, pode revelar o motivo pelo qual a promotoria considera que o crime foi um "assassinato com premeditação". A imprensa indicou que o atleta aparentemente disparou contra Reeva através da porta do banheiro.
Os especialistas da polícia continuavam com suas investigações na casa de Pistorius neste sábado, indicou à AFP.
Muitos admiradores do atleta, chocados e tristes, se negam a acreditar em um assassinato.
No entanto, o julgamento deverá explicar por que Pistorius, envolvido em vários incidentes que colocaram em evidência seu temperamento explosivo, conseguiu conservar sua autorização de porte de armas, em contradição com a legislação.