Washington - O presidente Barack Obama reafirmou nessa quarta-feira (13/2) o compromisso dos Estados Unidos em proteger o Japão, incluindo o uso de um "guarda-chuva nuclear", após o teste efetuado pela Coreia do Norte na terça-feira (12/2), durante uma conversa por telefone com o primeiro-ministro japonês.
Obama e Shinzo Abe, aguardado em Washington no final deste mês, "abordaram o teste nuclear norte-coreano e a resposta apropriada que poderiam dar a essa violação provocadora de suas obrigações internacionais pela Coreia do Norte", indicou a Casa Branca em um comunicado.
[SAIBAMAIS]O presidente americano "reafirmou que os Estados Unidos permanecem inquebrantáveis em sua vontade de proteger o Japão, o que inclui a dissuasão oferecida pelo guarda-chuva nuclear americano", ressaltou a nota. Obama e Abe também "prometeram trabalhar estreitamente para encontrar uma resposta adequada no Conselho de Segurança das Nações Unidas", acrescentou o comunicado.
Japão e Coreia do Sul são dois dos vizinhos mais próximos à Coreia do Norte, e os mais ameaçados por eventuais abusos do regime de Pyongyang. Reunido de urgência, o Conselho de Segurança da ONU -que tem sua presidência rotativa exercida em fevereiro pela Coreia do Sul- "condenou com firmeza" este novo teste nuclear e anunciou que se esforçará para adotar as "medidas apropriadas" através de uma nova resolução sobre Pyongyang.