Jornal Correio Braziliense

Mundo

Islamitas do Ennahda convocam manifestação para sábado na Tunísia

Manifestação tem por objetivo "reforçar a legitimidade e realizar os objetivos da revolução" que levou à deposição do regime de Zine el Abidine Ben Ali

Tunes - Os islamitas do partido Ennahda convocaram uma grande manifestação para este sábado (16/2) em Túnis, em apoio a sua "legitimidade" para estar no poder, ao mesmo tempo em que o primeiro-ministro Hamadi Jebali, integrante do partido, prepara um governo apolítico para sair da crise que atinge o país.

"Os partidários do Ennahda devem defender a revolução e os interesses do país", disse Mohamed Akrout, um dos vice-presidentes do partido, em vídeo divulgado na página oficial do movimento no Facebook. A manifestação tem por objetivo "reforçar a legitimidade e realizar os objetivos da revolução" que levou à deposição do regime de Zine el Abidine Ben Ali, acrescentou Akrout.


A marcha deve acontecer das 13h30 às 16h00 de sábado (16/2). As páginas do Facebook ligadas aos islamistas indicam que o ponto de encontro será a Avenida Habib Bourguiba, eixo principal de Túnis e marco da revolução de 2011.

A profunda crise política na Tunísia foi agravada pelo assassinato do líder opositor Chokri Belaid no dia 6 de fevereiro. Na direção oposta ao seu partido, o primeiro-ministro tenta formar um governo apolítico.