Jornal Correio Braziliense

Mundo

Renúncia do papa Bento XVI é o assunto mais comentado nas redes sociais

O perfil oficial de Bento XVI no Twitter possui mais de um milhão de seguidores

repercutiu no mundo inteiro. O assunto é o mais comentado no Twitter e no Facebook. Pessoas de todas as religiões foram surpreendidas pelo anúncio. Há seis séculos o ocupante do maior cargo da igreja católica não renunciava ao pontificado.

Em sua página oficial no Twitter (@pontifex), Bento XVI publicou nesse domingo (10/2) a seguinte frase: "Devemos ter confiança na força da misericórdia de Deus. Embora sejamos todos pecadores, a sua graça nos transforma e renova". O perfil oficial conta com mais de um milhão de seguidores.



A decisão histórica também levantou dúvidas sobre o seu sucessor. Vários nomes começaram a aparecer com força, como por exemplo o cardeal de Gana Peter Turkson, o cardeal italiano Angelo Scola ou o canadense Marc Ouellet, além de vários representantes da igreja latino-americana.

O escritor e teólogo Leonardo Boff, opinou sobre o caso em sua página no Twitter. Leonardo é ex-frei da Igreja Católica, e tem criticado as recentes medidas do papa Bento XVI, como a volta da missa em latim.
@LeonardoBoff: Bento XVI teve dois pesos e duas medidas.Tratava com luvas de pelica os reacionários seguidores de Lefebvre, nós da libertação a bastonadas.

[SAIBAMAIS]Confira o que os leitores do Correio comentaram sobre a renúncia.

@flasobrinho: Cada um sabe dos seus limites.

;@brunamonic: O #papa tomou uma atitude muito sábia. Sua idade está dificultando seus afazeres. Ele pensou em nós ao renunciar. Admiro.

Ana Lucia Melo: Que pena vamos ficar sem o papa que arrume outro breve.

Sérgio Morais: Por isso que apesar de não ser católico, sempre admirei e respeitei o beato João Paulo II. Foi até o final de sua vida, mesmo fraco e com problemas de saúde.

Alexsandro Matos: Eu como católico, não tenho dúvida que há algum mistério por trás dessa decisão, só o tempo pra dizer.

Luciana Cavalcantte: Com certeza ele tem muitos motivos... Assim como Lutero teve e não engoliu muita coisa, com ele talvez não foi diferente.

João Albuquerque: Eu gosto desse Papa. A firmeza dele é confundida com intolerância por muitos, mas se a Igreja for tolerante com muita coisa, passará a ser igreja deste mundo e não igreja de Deus. O caminho de Deus é estreito e de fato não tolera muita coisa.

Antonio Lima: O papa Benedito XVI, pele menos, teve a consciência e humildade de abdicar; enquanto tantos outros continuaram papas, mesmo absolutamente fora de suas condições físicas e clínicas.

No mundo:
@aleryrl: I truly adored that Pope Benedict XVI embraced our society;s digital advances & utilized them to reach the masses! Follow @Pontifex! (Eu realmente adorava que o Papa Bento XVI ele abraçou avanços digitais da nossa sociedade e os utilizou para atingir as massas! Siga @ Pontifex)

@YvesGagne1960: Resignation of Pope Benedict XVI: Why not replace it with a young Pope? (Renúncia do Papa Bento XVI: Por que não substituí-lo por um papa jovem?)

@RicharddTM: I;m a proud Christian! Thank you pope Benedictus XVI for all the effort and the achievements you made for us. God bless everyone. (Eu sou um cristão orgulhoso! Obrigado papa Bento XVI por todo o esforço e realizações feitas. Deus abençoe a todos.)