Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ásia inicia com grande festa o Ano Novo Lunar

Ano da Serpente é celebrado com festas e fogos de artifício em toda a China

Em Cingapura, o primeiro-ministro Lee Hsien Loong incentivou seus concidadãos a prolongar a alta natalidade registrada durante o Ano do Dragão, recém-terminado. Cingapura é uma cidade-Estado muito dependente de trabalhadores estrangeiros.

No Zodíaco chinês, a Serpente é um animal associado à sabedoria, fortuna e longevidade, apesar de ter reputação de ser um ano menos propício que outros.

Em Pequim, as vendas de fogos de artifício se reduziram em 37% este ano em relação aos anteriores, já que seus habitantes no quiseram piorar a espessa nuvem de poluição que tomou conta da capital durante os últimos dias.

Segundo a imprensa, a celebração do Ano Novo também está sendo realizada nos barcos chineses que patrulham perto de um arquipélago reivindicado por Pequim e Tóquio no Mar da China Meridional.

Em Hong Kong, os habitantes se preparavam para assistir o tradicional desfile naval noturno na Baía Victoria, rodeada de seus famosos arranha-céus.

No outro hemisferio, a primeira-ministra australiana, Julia Gillard, felicitou em uma breve mensagem os 900.000 habitantes de ascendência chinesa que vivem na Austrália.

O artista dissidente chinese Ai Weiwei, que aparentemente não abriu mão de sua militância nem durante o Ano Novo, enviou uma mensagem no Twitter: "Primeira frase do ano: libertem todos os prisioneiros políticos".