Jornal Correio Braziliense

Mundo

Autoridades da Venezuela dizem ter se reunido com Chávez em Cuba

Líder venezuelano continua internado em um hospital em Cuba após cirurgia de retirada de tumor

Hospitalizado há quase dois meses em Cuba para tratamento de combate ao câncer, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não é visto em público desde dezembro. As autoridades venezuelanas informaram que ele se reuniu nessa quinta-feira (7/2) com o presidente em exercício, o vice-presidente, Nicolás Maduro, o ministro das Relações Exteriores, Elias Jaua, e a procuradora-geral, Cilia Flores, em Havana, capital cubana.

Por meio da rede social Twitter, o chanceler venezuelano disse que Chávez reiterou sua decisão de vencer a doença e que a reunião foi ;profundamente humana e proveitosa;. Segundo ele, o presidente ressaltou seu amor pela Venezuela e pelo povo venezuelano. ;Viva Chávez;, escreveu o chanceler em letras maiúsculas.

[SAIBAMAIS]No começo de dezembro, Chávez deixou a Venezuela rumo a Cuba para uma cirurgia de retirada de um tumor maligno na região pélvica. O tumor maligno reincidiu. Durante a cirurgia, ele sofreu complicações, como uma hemorragia. Ele é mantido internado em um hospital em Cuba e a presidência é exercida, temporariamente, por Maduro.



A incerteza em torno do futuro político na Venezuela, causada pela doença de Chávez, gerou uma série de especulações no país e de disputa entre partidários do governo e oposicionistas. O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, estará neste sábado (9/2) em Caracas, Venezuela. Ele tem reuniões com o novo chanceler venezuelano, Elías José Jaua Milano.