Jornal Correio Braziliense

Mundo

Chavista atribui a ex-chefe de governo espanhol foto de Chávez no El País

Foto falsa do presidente venezuelano entubado foi publicada no jornal espanhol

Caracas - O governador chavista e ex-ministro do Interior venezuelano, Tareck El Aissami, acusou nesta quarta-feira (6/2) o ex-chefe de governo espanhol, Felipe González, de estar por trás da publicação no jornal El País de uma foto falsa do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, entubado em um hospital cubano.

"As investigações que o governo venezuelano antecipa a respeito da repugnante foto falsa publicada no jornal El País da Espanha comprometem Felipe González", acusou no canal oficial o governador do estado de Aragua (norte).

Aissami, ministro do Interior durante quatro anos até anunciar a sua candidatura para as regionais de dezembro, não deu maiores detalhes sobre o suposto envolvimento de González (1982-1996) que, como afirmou, "exerce funções de tutor do jornal".



No fim de janeiro, o jornal El País publicou uma foto em que Chávez supostamente aparecia entubado no hospital de Havana, onde tinha dado entrada em 10 de dezembro para ser submetido a uma cirurgia para o tratamento de um câncer.

A publicação espanhola retirou a imagem da primeira página de sua primeira edição, assim como de seu site ao se dar conta de que se tratava de um erro, segundo sua direção. Para Caracas, a publicação da imagem não foi produto de um engano, mas se insere em uma campanha do jornal contra o governo venezuelano. O governo da Venezuela anunciou que tomará as ações legais pertinentes.

Aissami criticou também a reunião realizada no fim de semana passado na Colômbia entre González e o líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles. O governador questionou que o encontro tenha sido uma "casualidade", depois da publicação da foto falsa e reiterou as acusações do governo contra Capriles sobre seus supostos planos de conspirar contra o país com a ajuda de grupos de "direita" estrangeiros.